Novidades


26.04.06 - Revistarias ganham espaço

Com mix diversificado, as lojas disputam espaço com as tradicionais bancas de jornais

Atendimento e produtos diferenciados fazem a diferença quando o assunto são revistarias lojas especializadas na venda de jornais, revistas, livros e outros itens. Os empresários interessados em ingressar no ramo devem estar atentos ao ponto comercial, essencial para a estabilização e crescimento do negócio. Para abrir um negócio próprio é necessário investimento inicial de R$ 40 mil. A Revistaria Almanaque é opção de franquia, com aporte de R$ 100 mil.

Depois de montar uma rede de 34 bancas de jornal no Rio de Janeiro, Carlos Alberto Tavares Daniel abriu há dois anos uma revistaria de 26 metros quadrados no Shopping da Gávea, na Zona Sul carioca. Pagando um aluguel de R$ 2 mil, o empresário conta que consegue faturamento bruto de R$ 30 mil. "Quem tem a intenção de entrar no mercado deve buscar os principais distribuidores de revistas, que são a Dinap e Fernando Chinaglia. É iimportante ter o maior número de itens, mesmo aqueles que parecem não ter muita saída. Dependendo do ponto, é melhor ficar atento sobre o cenário comercial da região para direcionar o produto. Se tem uma academia e um salão na área de atuação, não podem faltar revistas ligadas ao gênero", exemplifica.

O proprietário da loja é considerado consignatário e as editoras e distribuidores exigem dois fiadores, que tenham imóveis, para formalizar o contrato de distribuição. Da mesma forma que ocorrem com as bancas de jornais, os lojistas ganham comissão de 30% sobre o valor de cada revista. No caso das empresas de jornais, que pagam o mesmo percentual ao comerciante, não há nenhuma exigência de garantia para vender o produto. Porém, os jornais precisam ser devolvidos em até 48 horas. Do contrário, o lojista tem que pagar o produto aos fornecedores. "É importante ter cartões telefônicos e cigarros, que não dão lucro, mas atraem o cliente. Já os doces e chicletes, além de ajudarem no fluxo, rendem até 50% de lucro", revela Daniel. O atendimento e a organização nesse negócio passaram a ser o diferencial, já que os produtos são os mesmos em todas as lojas do gênero.

No ano passado, a Revistaria Almanaque, um modelo moderno de bancas de jornais, inaugurou sete franquias. O processo foi interrompido para pequenos ajustes na formatação do negócio. Mas daqui a dois meses, o franqueador vai buscar mais 10 franqueados para ampliar a rede, que atualmente tem cinco lojas próprias e 10 franquias. A prioridade será para Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Com o investimento inicial de R$ 100 mil, afora o ponto comercial, o empreendedor recebe a loja montada com todas as instalações; 1,8 mil itens, entre revistas e jornais; mais uma pequena seção com doces, sorvetes e cigarros.

A Revistaria Almanaque existe há 10 anos e surgiu de um quiosque no Flamboyant Shopping Center, um dos mais conceituados de Goiânia. O estabelecimento foi montado pelo empresário Gilson Junior Faria dos Reis, que havia regressado da Inglaterra depois de quatro anos. De Londres, ao observar livrarias e revistarias, Reis extraiu um conjunto de características de atendimento ao público que poderiam somar no futuro negócio no Brasil, como disposição adequada de material; iluminação e sonorização agradável à permanência de clientes na loja; mobiliário e material de comunicação visual interno e externo.

empresário desenvolve programa específico de controle de estoque
Com formação em Análise de Sistemas, o empresário desenvolveu um programa de operação e controle de estoque e vendas especificamente para o ramo de jornais e revistas, além da logística de distribuição dos produtos comercializados pela loja. Em 2000, transformou seu quiosque na primeira loja de venda de jornais e revistas em Goiânia dentro de um shopping, oferecendo um serviço moderno e agradável para uma clientela sofisticada e exigente. Com o crescimento dos negócios, em 2001, o idealizador do conceito montou mais duas lojas na mesma linha em menos de um ano.

"No ano passado, lançamos sete franquias e percebemos que demos um salto importante, mas observamos que era preciso fazer alguns ajustes. Por isso, contratamos a consultoria Marcus Rizzo Franchising para complementar a formatação do negócio. Em maio, vamos buscar novos franqueados", explica. Segundo Reis, no novo formato, as 10 franquias previstas para este ano serão concentradas numa grande capital, porque o objetivo é ampliar a rede ordenadamente. "Não queremos um crescimento desordenado, justamente para atendermos bem os franqueados," explica.

Serviço
Master Bancas, 0xx-21-2232-4842 e www.revistariaalmanaque.com.br

Fonte: Jornal do Commércio





Outras Notícias:

17.12.09 - Novo BancaMais 5.0!
26.04.06 - Revistarias ganham espaço
27.02.08 - Atendimento Online no ar!
26.02.08 - Novos recursos da versão 4.0 Pro
18.10.12 - Suporte Remoto através do TeamViewer


 
 
 
© Copyright - Kurumim Software Ltda - Todos os direitos reservados. Website desenvolvido por